23/08/2024

Vice-Presidente e Delegados participam do “Tratoraço” em Porto Alegre

Este foi o terceiro encontro do Movimento SOS Agro que busca auxílio do Governo Federal para produtores rurais atingidos pela tragédia climática

Cerca de 400 tratores e mais de três mil agricultores participaram do “Tratoraço”, uma manifestação realizada na capital do Estado, promovida pelo movimento SOS Agro. O evento, que ocorreu no dia 8 de agosto, contou com a presença do Vice-Presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, e dos delegados Diogo Zambiasi e Diego Ismael Lansing, que representaram a Cooperativa Dália Alimentos e se uniram à causa do setor agrícola.

Os manifestantes reivindicam medidas mais robustas por parte do governo federal, em resposta às recentes tragédias climáticas que afetaram todo o Rio Grande do Sul. Durante a tarde, o grupo se dirigiu à Superintendência do Ministério da Agricultura, onde apresentou suas principais demandas:

– Prorrogação das dívidas por 15 anos, com dois anos de carência e taxa de 3% ao ano;

– Crédito para reconstrução e capital de giro;

– Anistia de dívidas;

– Linhas de crédito e assistência técnica para a reconstrução das propriedades;

– Auxílio emergencial.

Além dessas reivindicações, houve uma cobrança pela publicação da Medida Provisória de 31 de julho, que visa ajudar os agricultores afetados. No entanto, entidades, autoridades e o próprio governo estadual avaliam que esta medida não atende às principais necessidades do setor.

Esta foi a terceira manifestação organizada pelo movimento. A primeira ocorreu no início de julho, em Cachoeira do Sul e a segunda em Rio Pardo, no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rei, no final do mês passado.

Associados Atingidos

Mais de 700 associados da Cooperativa Dália Alimentos tiveram suas propriedades afetadas pelas enchentes, em ambos os segmentos: suinocultura e pecuária leiteira. As perdas incluem silagem, rações, sementes, fertilizantes, feno, bovinos, suínos e equipamentos, como ordenhadeiras, tratores, resfriadores, galpão Free-stall, pocilgas e até moradias. Além disso, registraram-se prejuízos em decorrência da falta de energia elétrica por longos períodos.

Legenda: Movimento SOS Agro reúne produtores rurais na capital Porto Alegre

Foto: Divulgação/ Pasqual Bertoldi

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Kástenes R. Casali

 

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa